Uma boa leitura em voz alta, seja para um grande público seja para um pequeno grupo, exige uma série de condições físicas e psíquicas, como uma sadia condição muscular, um domínio razoável do uso do aparelho vocal, uma memória rica – necessária para uma imaginação viva, etc. Exige também uma condição mais sutil, difícil até mesmo de descrever: uma instalação do leitor na própria realidade concreta, o que envolve, além dos fatores físicos e psíquicos mencionados, uma cosmovisão ampla e adequada a essa realidade concreta e uma visão clara da situação em que a leitura ocorre, situação esta que é uma síntese viva e orgânica desses inúmeros fatores.

Neste curso exponho os fundamentos e princípios de uma boa leitura em voz alta. Partindo das condições físicas necessárias para uma boa utilização da voz, desde a organicidade da musculatura até a colocação e ressonância da voz, e passando pelo uso da memória e da imaginação, analiso os vários tipos de leitura, de acordo com o gênero do texto lido e com a situação do próprio ato de ler. O curso inclui também, além dessa reflexão sobre os vários elementos presentes numa simples leitura, exercícios físicos para melhor dispor corpo, voz e imaginação para ler e uma série de exemplos de leituras de textos de várias naturezas (narrativa, poesia – lírica e épica –, drama, histórias infantis). Você receberá também um livreto em pdf com uma série de textos para exercitar-se, separados por gêneros e oferecendo um grau de dificuldade crescente.

 

    PROGRAMA

    A instalação do homem no mundo concreto. Condições físicas e psíquicas que favorecem uma boa leitura. Atitude e intenção.

    O fundamento da fala humana. As estruturas da língua. O que é um nome? A frase: fluxo, andamento, ritmo.

    A base material da fala. Sistema muscular e produção da voz. Colocação da voz. Caixas de ressonância.

    Condições corporais para uma boa leitura. Ler em pé, ler sentado. O apoio físico para a fala. Relação espacial entre leitor e ouvinte. Leitura com microfone.

    Leitura de textos em prosa. Narrativas. Poesia. Histórias para crianças. Leitura dramática. Leitura litúrgica.

     

    banner_compra_leit