Arte pra quê?


 
O objetivo deste curso é fornecer-lhe os elementos fundamentais para que possa compreender melhor o que é uma obra de arte e a sua importância na vida humana. Vivemos hoje sob um incessante bombardeio de imagens e sonoridades desconexas e mesmo disformes. O resultado é que nos sentimos muitas vezes dispersos, desorientados e como que alienados.

As grandes obras de arte enriquecem a alma, ampliam os horizontes, iluminam o nosso caminho por este mundo, lembrando-nos daquilo que é essencial em nossa existência. E adquirem hoje, diante dessa situação confusa e caótica, uma função importantíssima: são um antídoto!

Nestes dois últimos meses publiquei vários vídeos tratando desse tema (num total de 3 horas e meia de exposição). Este é talvez aquele que melhor sintetiza o sentido deste curso:
Os demais estão na página de materiais de apoio para o curso, que inclui também indicações de leitura e de filmes. Esta página ficará disponível gratuitamente para os assinantes do site.

O curso tem ao todo 12 horas: 7 aulas e mais um material de apoio complementar, em que trato de temas específicos, exemplificando e desenvolvendo pontos tratados naquelas aulas, além de indicações de leituras e obras de arte. As aulas serão publicadas sempre às quartas-feiras, até 11 de dezembro, e a publicação dos vídeos complementares será semanal e se estenderá até o final de janeiro de 2020.

 


PROGRAMA

O que é uma obra de arte, e qual a sua função?

A arte nas sociedades tradicionais e sua progressiva transformação na modernidade.

Forma e matéria – as quatro causas aristotélicas

A alma humana – inteligência, vontade, memória / psiquismo e corpo

As 11 paixões humanas

Artes do tempo e artes do espaço

Arte e simbolismo

A arte sacra – liturgia e devoção

A estrutura simbólica das catedrais góticas